Em Português

A Year in Lisbon é o novo romance do escritor irlandês, Lorcan McNamee.

O livro, escrito em inglês,  é ambientado na cidade de Lisboa, nos anos de 2007 e 2008. O protagonista, Cian O’Dwyer, tem uma decepção amorosa em Dublin, e decide “fugir” da capital irlandesa. O destino leva-o a Lisboa, onde consegue um trabalho como professor de inglês numa escola de línguas.

Em Lisboa, Cian acaba por juntar-se á comunidade dos professores de inglês que vive na cidade. São todos jovens, só interessados em divertir-se e beber, entusiasmados por uma cidade que lhes ofrece liberdade e uma possibilidade de gozar a vida. Um dos conflitos mais importantes no livro é a decisão que Cian tem de tomar entre ficar nesta comunidade um pouco fechada, e a possibilidade de sair da sua zona de confort e conhecer os lisboetas, a cultural portuguesa e a cidade.

O problema é que Cian, no inicio do livro, é jovem, um pouco imaturo e com uma tendência à preguiça. Tem boas intenções mas nem sempre age conforme elas e em geral deixa que as coisas aconteçam. Porém – e por acaso – faz amigos portugueses, inicia um relacionamento com uma portuguesa, e lentamente começa a envolver-se com a sua nova cidade. É uma história do processo de amadurecimento do personagem principal, e o papel da propria cidade na sua transformação.

A cidade de Lisboa tem um papel importante no romance. Para Cian – e para o autor, que viveu em Lisboa nos anos noventa – a cidade é uma revelação, é estranha, exótica, fascinante, estressante e encantadora. Apesar da sua personalidade, Cian começa a sentir-se em casa nessa cidade tão diferente de tudo o que já conhecia.

A história também aborda os bastidores das escolas de idiomas e o mundo do ensino do inglês. Cian trabalha na Escola London, onde as coisas não são exatamente como parecem. Com um pouco de humor e ironia, são narrados fatos desse mundo, envolvendo os seus personagems cativantes e pitorescos.

Uma história de perdas, transformações e segundas oportunidades, A Year in Lisbon é o primeiro romance de Lorcan McNamee.

O Autor

Lorcan McNamee é professor de línguas, editor e escritor, e vive atualmente no oeste da Irlanda.

Viveu em Lisboa desde 1995 a 1998, e trabalhou na cidade portuguesa como professor de inglês. Também já morou na Islândia, na Irlanda do Norte e em Inglaterra.

Há mais de vinte anos que escreve poesia e ficção, mas A Year in Lisbon é o seu primeiro livro.